A ponte rolante consiste em um equipamento aplicado para movimentar e içar (elevar) grandes cargas, as quais não se pode mover de maneira manual, devido as grandes dimensões.
Constituída fundamentalmente de viga, carro e talha, a ponte rolante é projetada para aguentar objetos de pesos variados, sendo moldada por uma estrutura metálica na horizontal.
A viga é a parte principal do equipamento, pode ser única ou dupla, a depender da operação. É através da viga que o carro se movimenta, de maneira a carregar as cargas.
O carro é o componente que se movimenta sobre a viga e dá sustentação a talha, capacitando o deslocamento transversal ou vertical dos objetos.
A talha é montada no carro e habilita o movimento de elevação da carga. Para isso, utilizam-se cabos de aço para içar os materiais e conta com um motor elétrico para o sistema de freios.
COMO FUNCIONA UMA PONTE ROLANTE?
Então, de forma geral e resumida, o funcionamento da ponte rolante ocorre pela movimentação sobre trilhos, suportados por vigas de rolamento, sendo que a carga a ser elevada é limitada pelo vão do equipamento, comprimento do percurso de rolamento e a altura da elevação da carga.
Trata-se de uma estrutura muito utilizada nas indústrias, sendo, portanto, muito conhecida por profissionais que trabalham com a movimentação de cargas pesadas e produtos de dimensões massivas.
O uso desse equipamento (ponte rolante) reduz consideravelmente o esforço humano no manejo de materiais e cargas, o que gera muita agilidade, segurança e precisão mecânica nos processos que demandem de carregamento e descarregamento de grandes cargas.
PARA QUE SERVE A PONTE ROLANTE?
A ponte rolante tem como objetivo transportar a movimentação de cargas, em processos industriais, nos mais diversos segmentos, como: metalúrgico, mecânico, químico, siderúrgico, automotivo, siderúrgico, mineradoras, indústrias plásticas, indústria ferroviária, geração de energia e construção civil.
Na realidade, a ponte rolante se revela uma estrutura metálica fundamental para o processo logístico e de prestação de serviços no país, já que estamos falando de um equipamento que gera otimização do tempo, aumenta a segurança humana, facilita o transporte de materiais, entrega melhor aproveitamento de espaços e aumenta a produtividade na economia.
Com isso, a ponte rolante auxilia enormemente as empresas e indústrias a conseguirem mais agilidade e produtividade nas tarefas relacionadas a objetos pesados sendo manuseados. E sempre de maneira segura, estável e suave.
As pontes rolantes reduzem os investimentos com manutenções convencionais, além de conservarem o chão da fábrica e não interferirem no espaço interno.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE PONTE ROLANTE?
Basicamente, há 6 tipos de pontes rolantes mais utilizadas no mercado atual. Cada tipo de ponta é projetado para atender a necessidades específicas em relação a pesos, materiais, localização e espaço físico.
- Ponte rolante apoiada: percorrer o topo da viga, se movimentando por cima dos trilhos do caminho de rolamento.
- Ponte rolante suspensa: corre por baixo do trilho das vigas. Esse tipo é utilizado em ambientes com layouts mais específicos em termos de espaço.
- Ponte rolante univiga: composta por duas cabeceiras, uma viga e um ou dois carros trolley para sustentação das talhas
- Ponte rolante dupla viga: composta por duas cabeceiras, duas vigas e um dois carros trolley para sustentação das talha.
- Grua mural: conhecida como ponte rolante de parede, é aplicada em ambientes menores, com limitação de espaço. Utilizada para cargas menores e mais leves.
- Guindastes de paredes: tipo de ponte rolante instalada de maneira a possibilitar um ângulo de 90 graus quando estiver em estado estacionário. Pode subir e descer, sendo operados para movimentar materiais em movimentos circulares.
FABRICAÇÃO DE PONTE ROLANTE
Na Ferro Indústria, são fabricadas as pontes rolantes com selo de garantia, materiais da melhor procedência e total precisão técnica e operacional para as inúmeras tarefas a que se destinam fins.
Importantíssimo ressaltar, a Ferro Indústria possui o know how e a experiência de muitos anos para fabricar pontes rolantes com os mais diversos tipos e aplicações estruturais no mercado nacional.
E comprar a ponte rolante diretamente junto de uma fábrica industrial, especializada nesse segmento, certamente se traduzirá em longa vida útil, precisão e excelência mecânica no uso desse equipamento.
SEGURANÇA EM PONTES ROLANTES
No aspecto da segurança, as pontes rolantes devem obrigatoriamente prezar pelo cumprimento de normas regulamentadoras (NR-11 e OSHA 1910.179), responsáveis por garantir os procedimentos de segurança no que tange ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. São normas que estabelecem os requisitos fundamentais para a prevenção de acidentes.
No escopo dos fatores mínimos a serem exigidos para o uso das pontes rolantes, abrangem elementos como: inspeção e manutenção, identificação de capacidade da carga, circulação de pessoas nas proximidades, treinamentos e capacitação para operação.
A norma norte-americana OSHA 1910.179 (Overhead and gantry cranes – Occupational Safety and Health Administration), apresenta de maneira detalhada as recomendações de segurança.
Por possuírem dispositivos de segurança que visam evitar grandes acidentes, as pontes rolantes tem como principais recursos:
- Chaves fim de curso dos movimentos de elevação
- Translação, limitadores de emergência
- Botões de parada de emergência
- Sinaleiros sonoros e visuais
- Freios
- Batentes
- Amortecedores de impacto
Dentre as principais causas de acidentes com as pontes rolantes, estão: quedas de cargas, quedas de componentes, colisões entre equipamentos ou objetivos, falhas mecânicas, sobrecargas e choque elétrico por contato com os barramentos.
Ao seguir rigorosamente todos os procedimentos de segurança determinados pelos principais órgãos reguladores (nacional e internacional) o risco de problemas e acidentes serão minimizados.
QUEM PODE OPERAR
Apenas profissionais habilitados, treinados e aprovados nos testes específicos podem operar as pontes rolantes, afinal de contas, estamos falando de um equipamento que exige conhecimento técnico e operacional de como conduzi-lo.
Todos os operadores de pontes rolantes devem ser identificados por um crachá específico.
Antes de iniciar a jornada de trabalho, o operador da ponte rolante precisa fazer uma inspeção geral no equipamento (checklist), a fim de atentar para todos os aspectos de normalidade e prontidão de uso.
Todos esses equipamentos devem ser manuseados com muita responsabilidade e técnica, pois dessa forma, as pontes rolantes são ferramentas de grande utilidade para facilitar o dia a dia de empresas e indústrias do ramo.
PONTES ROLANTES E PROJETOS PERSONALIZADOS
As possibilidades de personalização para projetos de pontes rolantes devem ser meticulosamente planejadas, conforme as demandas, características do ambiente e tipo de atividade que se intenta realizar.
A Ferro Indústria pode produzir pontes rolantes personalizadas para os mais plurais setores do mercado brasileiro, sempre com a mais alta tecnologia industrial a entregar uma estrutura muito resistente, versátil e utilíssima.
É fato que cada segmento do mercado precisa de um tipo específico de ponte rolante. Para se certificar que cada equipamento esteja 100% compatível com as exigências do ramo, a Ferro Indústria produz soluções personalizadas, sempre a observar os padrões e regulamentações dessa área.